domingo, 30 de março de 2025

Uma reflexão sobre o tempo



Começa um novo ano e, de repente, já é Natal. Olhamos uma fotos que "parece que foi ontem", mas já faz dez anos. O tempo está passando a nossa frente. E passando rápido. Como Cazuza dizia: "o tempo não para".

O tempo muda as coisas. Muda as pessoas, cura as feridas, faz até a raiva passar. Lulu costumava dizer "nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará". Ele nos ensina que, se está ruim hoje, poderá melhorar amanhã. 

Muitas vezes, o tempo transforma tudo sem que nada precise ser feito. Mas há quem diga que já errou demais, "perdeu muito tempo" ou acredite que a derrota é definitiva. Ledo engano! Nana Caymmi, em sua Resposta ao Tempo, nos diz que o tempo "zomba do quanto eu chorei porque (o tempo) sabe passar e eu não sei". Se, algumas vezes, o tempo vai curar ao sozinho, outras vezes, você é que vai ajudá-lo na mudança. Uma nova atitude sua hoje, continuada depois e depois.., pode ser o início de um novo tempo. Raul dizia que, mesmo decepcionado com sua vida, "eu tenho uma porção de coisas grandes para conquistar e eu não posso ficar aí parado". Então, deixe o tempo agir, mas o primeiro passo será sempre o seu.

Renato nos ensinou que "não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo". Provando ele que, se tivermos atitude, podemos mudar o futuro, pois "temos todo o tempo do mundo". E, dessa forma, chegará o dia em que poderemos dizer que "nem foi tempo perdido".

O tempo muda o mundo e, com ele, nós também mudamos. Quantas coisas você fazia no passado e hoje deixou de fazer? Lugares e eventos que não mais frequenta. Pessoas que hoje não andam mais cm você. Como na canção de Nenhum de Nós, "o tempo passa e nem tudo fica...". Essas mudanças chegam com o tempo e, quando tomamos consciência delas, podemos dizer que chegamos à maturidade. 

Para uns, a maturidade chega cedo; para outros, mais tarde. E para, uns, parece nunca chegar.  Sua maturidade já chegou? Se chegou ou se não chegou, aprecie o tempo. Tudo no seu tempo.