Domingão. Dia de descanso. A gente levanta sempre um pouco mais tarde, por volta das 6 horas, enquanto as crianças dormem até tarde. De repente, dão 8 horas e as crianças já levantam.
- Ah, quem desligou o ar-condicionado?
- Ninguém, ué!
Que surpresa boa! As crianças levantaram antes das 11 horas. Levantaram reclamando do calor porque estavam sem ar-condicionado. Logo foram para a sala e a TV não ligava.
- Que chato! Nem podemos ligar o vídeo-game.
Restou irem para o celular, mas não tinha internet. Então, nada de WhatsApp. Tentaram jogar offline mesmo, no celular, mas a bateria já estava no fim.
- Que chato! O jeito vai ser tomar café.
E assim, finalmente, depois de vários dias, vimos os meninos acordarem cedo e logo irem tomar café. Coisa raríssima nas férias.
Terminado o café da manhã, nada para fazer, segundo eles. Logo tratamos de arrumar-lhes serviço.
- Meninos, lavem seus pratos!
E lá foram eles lavarem seus pratos do café da manhã, sem desculpas. Em seguida, forraram a cama e limparam o quarto. Depois, recolheram o lixo e guardaram suas roupas no guarda-roupas.
Nesta manhã, fizeram tanta coisa, que não faziam há tempos, que nem acreditamos.
Depois, foram na varanda e viram um lindo dia de sol.
- Podemos ir para a piscina?
- Claro, meninos!
E lá foram eles se arrumar para descer "pro play" e para a piscina. Fazia tempo que nem lembravam que a piscina existia e mais tempo ainda que não acordavam tão dispostos para descer.
Chegando na piscina, que surpresa! Estava lotada! Vários meninos do prédio, também tiveram a mesma ideia de descer para a piscina. Coincidência? Aí foi só alegria. Muitas brincadeiras, mergulhos e diversão. Todos eles conversando e apreciando a manhã de sol de domingo juntos. Todos eles, por quase um dia, livres das telas de seus aparelhos eletrônicos.
Pelo jeito, esse negócio de faltar energia em pleno domingo não é uma coisa ruim assim. Acho que a companhia de energia elétrica até poderia anunciar mais desligamentos programados de energia toda semana. Acho que farei até melhor: no próximo domingo, eu mesmo vou desligar o disjuntor do apartamento.