domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Perigo das Redes Sociais

As redes sociais se tornaram, nos últimos anos, a grande atração da Internet. Antes usadas apenas por pessoas comuns, não demorou muito para que cada vez mais pessoas comuns, celebridades e até empresas entrassem na onda. Os motivos que levam tanta gente às redes sociais são muitos: manter contato com amigos, fazer novas amizades, compartilhar idéias e arquivos, divulgar informações estão entre algumas deles. Em resumo, para muitos uma forma de diversão. Para outros, uma oportunidade de negócio.

No entanto, ao usar uma rede social, é preciso ter cuidado com o que se deve “socializar”. Em outras palavras, colocar na rede mundial de computadores certas informações pode ser extremamente perigoso, seja a sua imagem ou a sua segurança, ou até mesmo a pessoas que estão a seu redor. Todos nós temos idéias, comportamentos e desejos que expressamos em determinados ambientes, mas não em todos. Por exemplo, você conversa com sua bisavó os mesmos assuntos que conversa numa mesa de bar? Usa as mesmas palavras ao conversar com seu cliente e com seus amigos? Lembre-se que, na Internet, possivelmente bisavós, clientes, amigos poderão estar vendo o que você diz e, principalmente, o que você disse no seu passado. Muita gente coloca na rede informações com a ilusão de apenas seus seguidores ou amigos virtuais irão ver e comentar. Esquecem completamente que a informação estará lá, possivelmente, visível a todo tipo de público por muitos e muitos anos.

Você já parou para pensar se o que você escreve no Orkut, Twitter, Facebook, ou em outra rede social, é apropriado para ser lido por seu chefe, sua namorada, seu vizinho ou seus familiares? Será que suas mensagens em horário de trabalho serão bem aceitas por seu cliente no momento de apresentar os resultados? E pelo chefe, no momento de explicar o atraso em algumas atividades não concluídas? Será que aquela foto “bebaço” no seu perfil em uma rede social combina com sua condição de pessoa pública (professor, político, cantor)? E aquele seu comentário desrespeitoso a respeito de um comportamento que é praticado por um colega de trabalho? As vezes até uma brincadeira pode ser levada muito a sério, virar até caso de polícia.

É cada vez mais comum as grandes empresas vasculharem os perfis de candidatos antes de fecharem uma contratação. Algumas até demitem funcionários devido a comportamento “inadequados” para o perfil de sua empresa. Bandidos também costumam aproveitar a superexposição dos internautas para descobrirem informações da próxima vítima. Torna-se muito fácil para estes obter o endereço residencial, o local de trabalho, a escola em que estuda, os locais e horários freqüentados, o nível social, etc. As vezes, até um inimigo pode se aproveitar para investigá-lo e usar suas próprias informações contra você.

Atualmente, as redes sociais, com o crescente aumento de seus usuários, não podem ser vistas apenas como diversão. Agora são como um cartão de visita seu para o mundo. Cuidado com o que você escreve. Não divulgue informações que deveriam ser privativas suas ou de seus amigos. Cuide da sua imagem, pois, se construí-la pode ser demorado, pequenos deslizem na Internet podem destruí-la rapidamente. Não facilite a vida dos bandidos expondo-se demais. Meça suas palavras e não escreva aquilo que você não gostaria que fosse lido por qualquer pessoa. As redes sociais vieram para ficar. Com pequenos cuidados, você poderá aproveitar, sem “dores de cabeça”, somente o melhor que elas podem oferecer.